Nuno Antunes, redactor da revista de cinema PREMIERE e webmaster do site Cinema2000, que muito nos tem ajudado na promoção desta petição, dá-nos as suas respostas às nossas duas questões. Agradecemos toda a colaboração que tem prestado a esta causa.
Como avalia a actual programação de cinema da RTP2?
O grande problema da programação de cinema da RTP-2 é ser escassa: está praticamente confinada aos sábados com a exibição de um filme de animação ao início da tarde e uma sessão dupla à noite. Se para quem gosta de cinema isso seria sempre insuficiente, a situação agrava-se quando constatamos que a orientação na área dos outros canais é errante (constantes repetições, a moda do "filme a definir") e/ou indistinta (uma dieta de sucessos de bilheteira ou de títulos de baixíssima qualidade nas madrugadas).
Que aspectos gostaria de ver mudados?
Naturalmente que gostava de ver alargados a outros dias da semana o empenho, inclusive cinéfilo, que reconheço existir aos sábados à noite na RTP-2. Essa programação é a primeira que consulto (com semanas de antecedência) e normalmente acabo sempre por preparar a sua gravação. Embora a RTP-2 prefira apostar nas séries, certamente que podia ter mais oferta de cinema, mesmo se a existência de compromissos com outros conteúdos não o permita actualmente antes da 00h30 (ou, quando existe o programa "5 Para a Meia-Noite", antes da 01h30). Aliás, já o fez em 2010 com dois ciclos (entre 29 de Março e 1 de Abril, e 5 a 8 de Abril) e recuperando esse espaço emblemático que foi o "Cinco Noites, Cinco Filmes" a propósito dos 75 Anos da RDP (2 a 6 de Agosto). Souberam a pouco: é minha convicção que a qualidade da oferta cinematográfica dos sábados na RTP-2 e na RTP-Memória demonstra que a RTP continua a ter acesso a uma belíssima "videoteca" que merecia ser mais rentabilizada junto dos seus espectadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário